terça-feira, 10 de outubro de 2017

Resumo histórico fundação do Núcleo Espírita Cristão E. Barsanulfo

O trabalho inicial que deu sustentação ao grupo espírita no setor Madre Germana I iniciou com uma sopa fraterna, cuja sopa era preparada no Centro Espírita de Evangelização Eurípedes Barsanulfo (Jardim América - Goiânia-G, Rua c-126 próximo ao CEPAL no Jardim América) pelos idos de 1997/98. Depois de pronta, a sopa era transportada para uma chácara na entrada do setor Madre Germana I quando ainda na formação do setor em área escolhida pelo governo para mais um programa de assentamento urbano. 


Os lotes eram distribuídos gratuitamente desde que o candidato preenchesse os requisitos. Formou-se então um aglomerado de pessoas em busca da oportunidade para adquirir um imóvel. As famílias iam chegando e se abrigavam precariamente em barracas de lona ou plástico. Os índices de violência subiram assustadoramente. Abuso de álcool e drogas, furtos nas barracas, disputas violentas seguidas de morte, tudo em consequência dos conflitos de interesses.



O Sr Benedito Jerônimo então presidente do Centro Espírita de Evangelização Eurípedes Barsanulfo, deliberou junto a equipe de voluntários da casa, o preparo da sopa todos os sábados na cozinha do Centro Espírita no Jardim América. Depois de acondicionada em tambores plásticos, a sopa era transportada para a chácara no setor Madre Germana I. Os voluntários se abrigavam à sombra de frondosas árvoresonde aconteciam as reuniões. Com um animado grupo da mocidade espírita, as atividades foram crescendo. Cânticos de louvores, preces, exposições sobre temas do Evangelho Segundo o Espiritismo, distribuição de alimentos, roupas, calçados, medicamentos, materiais de construção e tantos outros itens de primeira necessidade.


Posteriormente, voluntários do Núcleo de Irradiação Espírita Obreiros do Caminho (Rua Conquista esquina com Rua Paracatu - Jardim Ana Lúcia, Goiânia-Go), integraram-se às atividades de assistência fraterna na referida chácara. Entre os voluntários do “Obreiros do Caminho” existia uma célula do grupo de fitoterapia “Langerton Neves da Cunha" (com sede em Uberada-MG) que iniciara atendimento em várias locais da capital e região metropolitana. Os voluntários do grupo de fitoterapia encontraram afinidade com as atividades realizadas aos sábados na chácara do Madre Germana I. A presença do grupo de fitoterapia Langerton Neves da Cunha no setor Madre Germana I foi definitiva para o prosseguimento das atividades espíritas no local. Por iniciativa desse grupo, foi criado o Centro Espírita Abrigo de Luz. O Centro Espírita Abrigo de Luz originou o Núcleo Espírita Cristão Eurípedes Barsanulfo, Rua MG-17 Qd-32 LT-18 - Setor Madre Germana I - Aparecida de Goiânia – GO - CEP:74.965-56.






Nenhum comentário:

Postar um comentário